Jornal Correio Braziliense

Mundo

Manning aguarda sentença depois de ser declarado culpado por espionagem

Apesar de ter sido absolvido da acusação mais grave Manning enfrenta a possibilidade de ter que cumprir uma longa pena de prisão ao ter sido declarado culpado de 20 das 22 acusações



"As condenações de Bradley Manning incluem acusações de espionagem. Um novo precedente muito grave em matéria de divulgação de informações à imprensa", acrescentou o WikiLeaks. "Espero que haja um recurso no caso", declarou à AFP Julian Assange, que chamou a acusação de espionagem de "absurda".

[SAIBAMAIS]Durante o julgamento, a defesa do soldado insistiu que seu cliente é "um jovem ingênuo e bem intencionado", que foi afetado pelos horrores que tinha visto no Iraque e que decidiu revelar os documentos com o objetivo de desencadear um debate público mundial. A União Americana de Liberdades Civis (ACLU, por suas siglas em inglês), um conhecido grupo de defesa dos direitos civis, recebeu a sentença reiterando a sua preocupação com a rígida legislação antiespionagem dos Estados Unidos.

Os defensores de Manning e o Wikileaks consideram que a sentença confirma que o ex-analista da CIA Edward Snowden fez bem em fugir dos Estados Unidos. O consultor de informática, que vazou informações sobre uma ampla rede de espionagem de comunicações americana, permanece bloqueado no aeroporto de Moscou. Manning atuava como analista de inteligência no Iraque quando enviou ao WikiLeaks um grande número de comunicações diplomáticas secretas e relatórios militares confidenciais das guerras no Iraque e no Afeganistão. O militar admitiu ter vazado cerca de 700.000 documentos e se declarou culpado de dez acusações menores, mas negou com veemência que sua intenção fosse ajudar os inimigos dos Estados Unidos.