Montreal - A violenta ação de policiais que causou a morte de um homem em Toronto, no final de semana, provocou consternação nesta segunda-feira na metrópole canadense.
Sammy Yatim, de 18 anos, estava sozinho no sábado à 00h30 local (01h30 de Brasília) em um bonde no centro da capital econômica do Canadá com uma faca na mão, quando policiais, que apontavam suas armas para ele, pediam ao jovem em várias oportunidades que soltasse a arma, segundo testemunhas e um vídeo amador postado no Youtube. A ação policial terminou em tragédia, com a morte de Yatim atingido por nove tiros.
Nas imagens, os agentes estavam a cinco metros de Yatim quando começaram a atirar contra o jovem de origem síria, que havia chegado ao Canadá com sua família há cinco anos.
Rapidamente, a imprensa e cidadãos canadenses condenaram a decisão da Polícia de abrir fogo a queima-roupa, obrigando o chefe da Polícia de Toronto (sul do Canadá) a quebrar o silêncio nesta segunda-feira.
"Sammy Yatim se soma à longa lista daqueles que foram abatidos pela Polícia de Toronto durante um confronto", denunciou o Star, um dos maiores jornais da cidade.
"Como vários de vocês, eu assisti ao vídeo", declarou Bill Blair durante uma entrevista coletiva à imprensa transmitida pela televisão. "Estou consciente da preocupação que este trágico episódio criou para a população", acrescentou, assegurando que seus serviços colaboravam com a investigação realizada por uma unidade especializada.