Jornal Correio Braziliense

Mundo

Incêndio na ilha de Maiorca força retirada de 700 habitantes

Devido a uma mudança na direção do vento, os serviços de urgência decidiram realizar "como prevenção a evacuação total do povoado de Estellencs e o realojamento destas pessoas em um ginásio"

MADRI - Cerca de 700 pessoas foram retiradas na madrugada deste domingo da ilha de Maiorca, no arquipélago dos Baleares (Espanha), pela ameaça de um incêndio florestal que, ao meio-dia, havia atingido 1.800 hectares de terra.

[SAIBAMAIS]Devido a uma mudança na direção do vento, os serviços de urgência decidiram realizar "como prevenção a evacuação total do povoado de Estellencs e o realojamento destas pessoas em um ginásio", anunciou o governo regional em um comunicado.

Horas depois, o executivo balear anunciou em outro comunicado que embora "a situação continue sendo complicada", as equipes de extinção "conseguiram frear o avanço do fogo em direção à parte urbana de Estellencs".

Leia mais notícias em Mundo

A evacuação começou de madrugada, às 04h30 locais (23h30 de Brasília) com os vizinhos abandonando o povoado em seus veículos particulares ou nos ônibus enviados pela Cruz Vermelha ou pena Unidade Militar de Emergências, a unidade de socorro do exército espanhol em caso de catástrofe.

Desde quinta-feira (25/7), os bombeiros, apoiados por aviões e helicópteros, tentam em vão controlar as chamas. Os incêndios florestais são muito frequentes na Espanha durante o verão, avivados pelo vento e por uma vegetação normalmente muito seca.