SEUL - A Coreia do Sul propôs neste domingo à Coreia do Norte o início de negociações finais sobre o complexo industrial de Kaesong, fechado pelas autoridades norte-coreanas desde abril, dando a entender que em caso de fracasso o fechamento pode ser definitivo. "Propomos realizar discussões finais sobre Kaesong", disse à imprensa o ministro sul-coreano da Unificação da península coreana, Ryoo Kihl Jae.
[SAIBAMAIS]"Queremos uma resposta clara do Norte" com relação às garantias escritas para impedir que um fechamento deste tipo volte a ocorrer, disse o ministro. Na última sexta-feira (26/7), a Coreia do Norte havia denunciado a "arrogância" da Coreia do Sul, responsabilizando-a pelo fracasso das negociações.
A última rodada de negociações, levada adiante na última quinta-feira na zona industrial de Kaesong, situada em território norte-coreano, a 10 km a fronteira, terminou com uma briga entre os serviços de segurança.
Leia mais notícias em Mundo
O chefe da delegação norte-coreana, Pak Chol-Su, declarou que o exército norte-coreano pode ocupar o local se as negociações fracassarem definitivamente.
As duas Coreias querem, a princípio, que o complexo de Kaesong volte a funcionar, já que é vital para a economia norte-coreana, mas também para as empresas sul-coreanas que, devido ao fechamento, perderam mais de 1 bilhão de dólares nos últimos quatro meses.