ATENAS - Um incêndio florestal foi registrado neste sábado à tarde perto do sítio arqueológico de Festo, na ilha de Creta, mas ainda não ameaça o local, informou o serviço dos bombeiros.
[SAIBAMAIS]"O incêndio foi a alguns quilômetros do sítio e não o ameaça", declarou o porta-voz dos bombeiros, Nikolaos Tsogkas. Mais de 60 bombeiros com três helicópteros e 22 veículos lutavam contra as chamas, em meio a ventos de mais de 38 km/hora.
Um dos sítios mais importantes da civilização Minoica, datando de 1.400 antes da nossa era, Festo fica perto da Planície de Messara no departamento de Heraklion, onde o fogo começou. Os campos cultivados de Messara sofreram danos consideráveis, informaram as autoridades locais.
Leia mais notícias em Mundo
Além disso, outros dois focos de incêndio castigavam neste sábado a ilha de Sérifos, no arquipélago de Cíclades, e na ilha de Rodes, no mar Egeu.
Devido às altas temperaturas em julho e agosto e aos ventos do norte do Mar Egeu, os incêndios florestais são comuns na Grécia e principal causa do deflorestamento no país.