Jornal Correio Braziliense

Mundo

John Kerry se reunirá com líder dos rebeldes sírios na ONU

Será a primeira reunião de Kerry com Jarba desde que foi eleito para a liderança da Coalizão Nacional Síria em 6 de julho

WASHINGTON - O secretário de Estado americano, John Kerry, vai se reunir esta semana com o novo líder da oposição síria, no momento em que os EUA se preparam para aumentar a ajuda militar aos rebeldes.

Kerry se reunirá nesta quinta à tarde com o recém-eleito chefe da oposição síria, Ahmad Jarba, na sede da ONU em Nova York, em paralelo a uma reunião do Conselho de Segurança. "O secretário deve se reunir com (...) o presidente Jarba e outros membros da coalizão, incluindo Michel Kilo e Burhan Ghalioun", disse à imprensa a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki. "Eles tratarão da atual situação na Síria, como apoiar o processo de diálogo político e a conferência de Genebra, e as vias para fortalecer nossa assistência às comunidades locais".



Será a primeira reunião de Kerry com Jarba desde que foi eleito para a liderança da Coalizão Nacional Síria em 6 de julho. Kerry buscará transmitir "o compromisso dos Estados Unidos de que continuará ajudando a fortalecer a oposição", afirmou Psaki.

Atualmente, Washington fornece ajuda humanitária e militar não letal aos grupos rebeldes, mas já anunciou que aumentará significativamente "o alcance e a escala" de sua assistência militar aos opositores ao regime de Bashar al-Assad.