Jornal Correio Braziliense

Mundo

Advogado nega que Snowden já tenha documento para deixar aeroporto

Os Estados Unidos afirmaram que querem um esclarecimento por parte do governo russo sobre a situação de Snowden



Snowden chegou a Moscou procedente de Hong Kong no dia 23 de junho. O ex-consultor da inteligência deveria embarcar em um voo para Cuba no dia seguinte, mas nunca chegou a subir no avião para Havana. Terminou isolado no aeroporto de Moscou depois que os Estados Unidos revogaram seu passaporte.

Graças à ajuda de Sarah Harrinson, uma funcionária do grupo de vazamento de informações WikiLeaks, Snowden apresentou pedidos de asilo a 27 países, mas a maioria deles se negou a conceder refúgio devido às pressões de Washington. Três nações latino-americanas conhecidas por sua posição anti-americana - Nicarágua, Bolívia e Venezuela - disseram que estão dispostas a conceder refúgio a ele.

Mas há dúvidas de que este americano consiga viajar à América Latina, depois que o avião do presidente boliviano, Evo Morales, que partiu de Moscou no início deste mês, foi obrigado a pousar em Viena depois de ser proibido de sobrevoar o espaço aéreo de alguns países europeus por suspeitas de que transportava o americano.