Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chegada do 'bebê real' é uma mina de ouro para os comerciantes

Com a proximidade do nascimento, os comerciantes deram uma pincelada real em tudo, da comida aos livros, passando pela música e as roupas, e criaram coleções de pratos e chaveiros

Londres - Macaquinhos com brasões reais personalizados, pacotes de biscoitos em forma de mamadeira, contos sobre bebês reais... os comerciantes britânicos disputam com criatividades para lucrar com o nascimento do primogênito do príncipe William e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Há artigos para todos os gostos e bolsos. Pouco tempo depois da internação de Kate em dezembro, por causa de fortes enjoos causados pela gravidez, uma designer criou "sacos de vômito" - que custam cerca de R$ 10,20 - com a imagem do casal com um bebê nos braços.



[SAIBAMAIS]O nascimento do bebê real, assim como o jubileu de diamante do reino, no ano passado, e o casamento de William e Kate, em 2011, são eventos que impulsionam a indústria nesta época de austeridade. "Este tipo de acontecimentos contribuem para animar momentaneamente as pessoas. Ajuda marcas e produtos", disse Mandy Murphy, porta-voz da associação britânica de comerciantes British Retail Consortium.

O Centre for Retail Research (CRR) estima em 199 milhões de libras (pouco menos de 700 milhões de reais) os gastos em souvenirs na época do casamento. Para o nascimento, o CRR espera aproximadamente 80 milhões de libras de renda, gerados pela compra de brinquedos e produtos reais, e outros 76 milhões vindos da compra de livros e DVDs dedicados à família real.

O mercado editorial publicou muitas histórias para crianças sobre princesas grávidas, gritos do recém-nascido que podem acordar o reino e até sobre fraldas para o bumbum delicado dos "bebês reais". Em prevenção às noites em claro, é possível encontrar nas lojas vários CDs que prometem acalmar os herdeiros mais zangados, com música clássica e canções de ninar tradicionais.

E, apesar de não haver nenhum acontecimento real sem uma taça para celebrá-lo, os comerciantes estão cautelosos porque ainda não sabem se Kate espera um menino ou uma menina, já que o casal decidiu manter o sexo do bebê em mistério até o nascimento. Não querem repetir o erro do empresário chinês que se precipitou ao fabricar taças com a temática do casamento de William, depois do anúncio do seu compromisso e, acidentalmente, usou uma fotografia de seu irmão, Harry.