Jornal Correio Braziliense

Mundo

Milicianos pró-regime sírio matam 13 membros da mesma família

O ataque, possivelmente perpetrado por milicianos pró-regime ocorreu no último sábado (20/7) no momento em que violentos confrontos entre rebeldes e exército sírio são travados na região de Banias

BEIRUTE - Os corpos de 13 membros de uma mesma família, entre eles seis crianças, mortos por milicianos pró-regime sírio, foram encontrados neste domingo em sua casa em Baida, um localidade da costa síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O ataque, possivelmente perpetrado por milicianos pró-regime ocorreu no último sábado (20/7) no momento em que violentos confrontos entre rebeldes e exército sírio são travados na região de Banias, próximo a Bayda.

[SAIBAMAIS]"Os três homens, que estavam desarmados, foram mortos do lado de foa de casa. Em seguida, os milicianos entraram e mataram as mulheres e as crianças", explicou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

O Observatório não conseguiu identificar como as seis crianças morreram. "Temos relatos contraditórios até o momento. Alguns nos dizem que eles foram alvo de tiros, outros que eles foram queimados vivos".

Leia mais notícias em Mundo


Rami Abdel Rahman atribui o ataque a uma vingança motivada por rivalidades entre comunidades. Nos últimos 2 e 3 de maio, cerca de 300 pessoas foram massacradas em Banias e Bayda, segundo balanço do OSDH.

Banias foi uma das primeiras regiões sírias a se insurgir contra o regime de Bashar al-Assad, mas sua localização na província de Tartus, onde vivem inúmeros alauítas - comunidade do presidente sírio - levou a uma repressão particularmente dura.