Jornal Correio Braziliense

Mundo

Arrastão a pedestres em Hollywood termina com 12 pessoas detidas

No mês passado, uma mulher morreu após ser apunhalada nesse mesmo cruzamento da cidade

Los Angeles - Hollywood viveu momentos de pânico na terça à noite, no arrastão de 30 a 40 jovens, que roubaram carteiras, celulares e joias dos pedestres, informou a polícia nesta quarta-feira, acrescentando que 12 pessoas foram detidas.

O grupo inicial se espalhou, e vários criminosos seguiram para a interseção turística de Hollywood e Highland, onde fica o teatro Dolby, cenário da premiação anual do Oscar. "Eles se mantinham em movimento, indo de um lugar para o outro", disse o porta-voz da polícia de Los Angeles Christopher No.

O "flashmob criminoso" - como o arrastão foi chamado pelas autoridades locais - começou por volta das 21h30 (hora local), com cerca de 20 rapazes. Não há relatos sobre o uso de armas. O tenente da polícia de Hollywood Ray Valois informou que 12 pessoas, entre elas 11 menores de idade, foram presas.



Inicialmente, a polícia acreditou que os roubos estivessem relacionados com os protestos pelo caso de George Zimmerman, o vigia branco absolvido do assassinato do jovem negro Trayvon Martin, na Flórida.

Agora, os policiais avaliam que os ladrões se aproveitaram de que as forças da ordem se concentraram para controlar o protesto, realizado na terça à noite em outra área da cidade. "Esses jovens se aproveitaram da nossa mobilização de policiais e decidiram vir a Hollywood e agir como loucos", disse o comandante Andrew Smith.

Em entrevista coletiva hoje pela manhã junto com a polícia, o vereador de Hollywood Mitch O;Farrel garantiu que a área continua segura para os turistas.

No mês passado, uma mulher morreu após ser apunhalada nesse mesmo cruzamento de Hollywood. Ela se negou a dar dinheiro a um mendigo, que lhe exigiu US$ 1 por uma fotografia para a qual ele pousou.