Jornal Correio Braziliense

Mundo

Judeus de Amsterdã serão indenizados por aluguel pago mesmo enquanto presos

A polêmica explodiu em abril, quando uma estudante revelou documentos encontrados em arquivos reclamando o pagamento atrasado dos alugueis de apartamentos que pertenciam à municipalidade

Haia - Os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e, que ao voltar para casa em Amsterdã tiveram de acertar o aluguel que deixaram de pagar durante sua ausência, devem ser reembolsados com juros, informou a prefeitura da cidade. A polêmica explodiu em abril, quando uma estudante revelou documentos encontrados em arquivos reclamando o pagamento atrasado dos alugueis de apartamentos que pertenciam à municipalidade.



A prefeitura exigiu, inclusive, o pagamento de multas pelo atraso dos imóveis que foram confiscados e ocupados pelos alemães ou membros do NSB, o movimento nacional-socialista da Holanda que colaborou os nazistas. Algumas multas diziam respeito a casas inclusive destruídas durante os bombardeios. Amsterdã foi ocupada pelos alemães de 1940 a 1945, e apenas 18.000 dos 80.000 judeus deportados sobreviveram.