Teerã - O presidente eleito iraniano, Hassan Rohani, afirmou que as ameaças de ataques militares proferidas pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyanu, provocam risadas. "Quando alguns (Estados Unidos e Israel, N.R.) dizem que todas as opções estão sobre a mesa e um país miserável da região (Israel, N.R.) diz coisas semelhantes, nos provoca risadas", afirmou Rohani a um grupo de ex-combatentes da guerra Irã-Iraque (1980-88).
Também chamou Rohani de "lobo em pele de cordeiro". "Nós estamos mais próximos que os Estados Unidos. Somos mais vulneráveis e, portanto, teremos que abordar esta questão de como deter o Irã talvez antes que os Estados Unidos", advertiu Netanyahu em uma entrevista ao canal CBS.
"Estão se aproximando cada vez mais da linha vermelha, mas ainda não a atravessaram", disse Netanyahu. Também repetiu que o Irã não terá a permissão para fabricar a bomba atômica. De acordo com o premier israelense, o Irã dispõe de 190 quilos de urânio enriquecido a 20%, sobre 250 kg necessários para fabricar uma bomba. Hassan Rohani, um clérigo moderado, foi eleito em 14 de junho presidente do Irã e sucederá Mahmud Ahmadinejad em 3 de agosto.