Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder do cartel mexicano Los Zetas é preso em operação da Marinha

Chefe dos 'Zetas' é apontado como o responsável por massacres no México e na América Central. Ele foi detido junto com outras duas pessoas na fronteira com os Estados Unidos

MÉXICO - O líder do cartel mexicano das drogas Miguel Ángel Treviño, também conhecido por "Z-40", foi capturado em uma operação da Marinha, informou nesta segunda-feira (15/7) à AFP uma fonte da Procuradoria Federal mexicana.

"Recebemos informação por parte da Secretaria da Marinha que realizaram uma importante prisão, de Miguel Ángel Treviño, na madrugada desta segunda-feira", disse a fonte da Procuradoria, que pediu para não ser identificada.

O chefe dos ;Zetas;, o cartel mais violento do país e apontado como o responsável por massacres no México e na América Central, foi detido junto com outras duas pessoas em Nuevo Laredo, na fronteira com os Estados Unidos.



Uma fonte do ministério do Interior confirmou a prisão.

Treviño se tornou chefe dos ;Zetas; após a morte, em outubro de 2012, de Heriberto Lazcano ("El Lazca"), durante uma operação da Marinha mexicana.

A prisão de Treviño é a mais importante durante a presidência de Enrique Peña Nieto (2012-2018), que substituiu em dezembro passado Felipe Calderón, cujo mandato esteve marcado pela violência entre narcotraficantes, com mais de 70 mil assassinatos.