Jornal Correio Braziliense

Mundo

Greenpeace ocupa usina para forçar redução de produção de energia atômica

A ideia é forçar o governo do presidente François Hollande a fechar usinas nucleares e, assim reduzir a produção de energia deste tipo no país

Ativistas da organização não governamental (ONG) Greenpeace ocuparam nesta segunda-feira (15/7) a Usina Nuclear de Tricastin, na região de Drome, no Sul da França. A ideia é forçar o governo do presidente François Hollande a fechar usinas nucleares e, assim reduzir a produção de energia deste tipo no país. Os manifestantes estão com bandeiras e faixas com críticas à produção de energia atômica. De acordo com a organização do Greenpeace, alguns manifestantes foram presos. Não foi informado o número.


<--[if gte mso 9]><[endif]-->


[SAIBAMAIS]Os manifestantes lembram que o governo Hollande se comprometeu a reduzir a produção de energia nuclear na França pela metade até 2025, o que na prática representa o fechamento de dez reatores até 2017 e 20 até 2020, segundo os cálculos do Greenpeace. Nos últimos anos, ativistas do Greenpeace organizaram várias ocupações em usinas nucleares, na tentativa de chamar a atenção para o que descrevem como perigos da energia atômica e para expor os problemas de segurança nas centrais elétricas.