Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia italiana prende 'boss' mafioso calabrês foragido desde 2011

Um 'boss' da máfia de Reggio Calabria, foragido desde abril de 2011 foi detido após uma longa investigação

Roma - A Polícia italiana anunciou neste sábado (13/7) a prisão de Pietro Labate, um ;boss; da máfia de Reggio Calabria (sul da Itália), foragido desde abril de 2011. O criminoso é chefe do clã Labate, um dos mais poderosos da ;Ndrangheta (máfia calabresa). Ele "foi detido em Reggio Calabria ao término de uma longa investigação dos serviços de combate à máfia", indicou a Polícia em um comunicado.

Leia mais notícias em Mundo

Seu nome havia sido recentemente adicionado à lista dos criminosos foragidos mais perigosos da península. Pietro Labate, de 62 anos, é acusado de associação mafiosa e extorsão. Em abril de 2011, ele conseguiu escapar de um cerco policial aos clãs Tegano e Labate.

Em julho de 2012, foi condenado a 20 anos de reclusão. A ;Ndrangheta é uma das quatro organizações criminosas da Itália, junto com a Camorra da região de Nápoles, a Cosa Nostra da Sicília e a menor, a Sacra Corona Unita (SCU) da Puglia (sudeste).

Especializada principalmente no tráfico de drogas, em particular a cocaína, a organização atinge um faturamento anual de dezenas de bilhões de euros, graças em particular ao tráfico internacional de drogas e armas, de acordo com diversas estimativas.