Jornal Correio Braziliense

Mundo

Patrimônio Mundial Krak dos Cavaleiros é bombardeado na Síria

antiga fortaleza síria classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial, foi seriamente danificado durante bombardeios, de acordo com um vídeo divulgado por ativistas neste sábado

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma ONG que se baseia em uma rede de ativistas e fontes médicas e da segurança, não confirmou o ataque, mas disse que três mísseis foram disparados na região em que está localizada a fortaleza. De acordo com o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, o bombardeio poderia ser uma medida de retaliação contra os rebeldes, que ocupam o castelo, depois de um ataque realizado a partir desta fortaleza localizada em uma colina contra uma aldeia alauíta em Qumeiri, que deixou vários mortos.

O Krak dos Cavaleiros foi construído a partir de 1031 pela dinastia Abásides. Em 1142, na época das Cruzadas, o castelo foi confiado à Ordem dos Hospitalários. Em abril, o minarete da mesquita dos Omíadas, joia histórica de Aleppo, foi destruído depois de pesados combates. A mesquita foi construída no século VIII e reconstruída no XIII. Em setembro de 2012, o souk de Aleppo, um mercado popular com tentas centenárias, foi parcialmente destruído por um incêndio.

Desde o início dos combates, a Unesco pediu repetidamente aos envolvidos nos combates que salvassem a herança cultural do país e alertou a comunidade internacional sobre os riscos do tráfico de bens culturais.