Santiago - A ex-presidente e candidata socialista chilena, Michelle Bachelet, lidera a intenção de votos para a eleição presidencial de novembro com 39% das preferências, seguida do candidato da situação, Pablo Longueira (25%), revelou uma pesquisa da Universidade do Desenvolvimento.
"Diante da pergunta sobre em quem se votaria, se a eleição à presidência fosse neste domingo, 39% afirmaram que (votariam) em Michelle Bachelet, e 25%, em Pablo Longueira", mostrou a enquete divulgada nesta sexta-feira pelo jornal "La Segunda". Essa foi a primeira pesquisa desde as inéditas eleições primárias de 30 de junho no Chile.
Bachelet se tornou candidata após vencer as primárias da coalizão de centro esquerda denominada Nueva Mayoría. Longueira, do ultraconservador Unión Demócrata Independiente (UDI), derrotou Andrés Allamand (Renovación Nacional), nas primárias do oficialismo de centro direita.
A sondagem indica que, em terceiro lugar, aparece Marco Enríquez Ominami, representante do Partido Progressista, com 7%, seguido pelo independente Franco Parisi (6%) e Marcel Claude (2%) do Partido Humanista.
Os chilenos vão eleger seu novo presidente e os parlamentares em 17 de novembro. Pela primeira vez, o pleito será sob a modalidade de voto não obrigatório, sistema que foi promovido pelo atual presidente, Sebastián Piñera. "Por ser a primeira eleição presidencial com o sistema de voto não obrigatório, continua sendo uma incógnita quantas pessoas vão às urnas", disse a pesquisa.
A enquete foi realizada entre 9 e 10 de julho por telefone. Foram entrevistas 1.036 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3% para mais, ou para menos.