Teerã - O governo do Irã desmentiu nesta sexta-feira (12/7) a existência de uma nova instalação nuclear secreta perto de Damavand, na província de Teerã, como denunciaram nesta semana grupos de opositores no exílio, de acordo com a agência de notícias Mehr. "Esta informação é equivocada e nós a desmentimos", disse Abbas Araghchi, porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores.
[SAIBAMAIS]O Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI) afirmou na quinta-feira (11/7) ter obtido informações sobre uma "nova instalação, totalmente secreta, destinada ao projeto nuclear do regime". O CNRI (baseado na periferia de Paris e considerado a principal organização da oposição iraniana) já havia feito denúncias sobre instalações nucleares no país. Gill Tudor, porta-voz da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), enviou à AFP um e-mail onde afirmou que esta entidde "irá avaliar a informação recebida, como fazemos com toda a informação que chega até nós".
De acordo com o CNRI, "esta usina é um novo centro destinado às atividades nucleares. O nome do projeto é ;Ma;adane-e Charq;, que significa ;A mina do Leste;, ou simplesmente ;Projeto Kossar;". Este complexo estaria situado em uma série de túneis na região montanhosa perto de Damavand, ao norte de Teerã. "A construção da primeira fase desta usina começou em 2006 e terminou recentemente. A primeira faze compreende a travessia dos túneis, quatro acessos à zona externa e a construção de rotas para o local", denunciou o CNRI.