Jornal Correio Braziliense

Mundo

Caso Snowden estancado: Moscou e EUA estão à espera, segundo fonte russa

Já Mscou declarou que não entregará Snowden, apoiando-se no direito internacional e no fato de que o americano está na zona de trânsito do aeroporto

Moscou - O caso do ex-consultor americano Edward Snowden, bloqueado em um aeroporto de Moscou há 19 dias, segue estancado e tanto a Rússia quanto os Estados Unidos permanecem à espera, declarou nesta quinta-feira (11/7) uma fonte russa próxima ao caso. "Ao que parece, cada parte espera sair desta situação difícil sem ;ficar mal;", considerou esta fonte citada pela agência Interfax. Os americanos "deixaram de enviar pedidos aos russos. Já faz alguns dias que não recebemos nenhum pedido, nem pela via oficial e nem pelas vias não oficiais", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Já Moscou declarou que não entregará Snowden, apoiando-se no direito internacional e no fato de que o americano está na zona de trânsito do aeroporto e, portanto, não atravessou a fronteira russa. Buscado por espionagem pelos Estados Unidos depois de revelar a existência de um programa americano de espionagem das comunicações em nível mundial, o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) está refugiado desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto Cheremetievo de Moscou. A Venezuela ofereceu asilo a Snowden, assim como a Nicarágua e a Bolívia, mas até o momento não houve nenhum sinal de uma partida iminente do americano a algum destes países.