Pelo menos duas pessoas morreram, e outras duas estão desaparecidas no México, após a passagem da tempestade tropical Erick, que continuava a perder força nesta terça-feira (9/7), afastando-se da costa mexicana do Oceano Pacífico, informaram as autoridades.
Nas últimas horas, uma pessoa morta foi encontrada morta, das três consideradas desaparecidas desde o fim de semana, levadas pela enxurrada do rio El Indio, no município de Xalisco (oeste), informou à AFP o diretor da Defesa Civil do estado de Nayarit, Martín Tapia.
Leia mais notícias em Mundo
"Continuamos procurando os outros dois (homens), mas a busca ficou complicada porque o rio arrastou muitos escombros", completou.
Em Xalisco, o rio El Indio chegou a atingir seis metros entre o último sábado (6/7) e domingo (7/7), quando Erick se aproximou da costa mexicana com força de furacão na categoria 1 da escala de Saffir-Simpson (máximo de 5).
No último domingo (7/7), já havia sido encontrado o corpo de um homem de 44 anos que também teria sido arrastado pelo rio, informou Tapia à AFP nesta segunda.
As fortes chuvas também deixaram cerca de cinco mil desabrigados no estado de Nayarit, que, no fim de semana, foram levados para abrigos. Nesta terça, a maioria dessas pessoas "já havia retornado para suas casas", informou o diretor da Defesa Civil de Nayarit.
Nesta terça, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) indicou que o Erick continuava perdendo força e se afastando do litoral, avançando na direção noroeste a uma velocidade de 17 km/h com ventos máximos de 45 km/h e rajadas de até 65 km/h.
Entre esta terça e a próxima quinta, o fenômeno "se dissipará", concluiu o SMN.