Jornal Correio Braziliense

Mundo

Com aprovação de 2º milagre, João Paulo II pode ser canonizado

Agora é preciso apenas que o papa Francisco promulgue o decreto através do qual é reconhecido o milagre e que seja fixada a data para sua canonização

Cidade do Vaticano - A comissão de cardeais da Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano aprovou a atribuição de um segundo milagre ao beato João Paulo II, passo chave para sua canonização, indicaram nesta terça-feira (2/7) fontes vaticanas. Agora é preciso apenas que o papa Francisco promulgue o decreto através do qual é reconhecido o milagre e que seja fixada a data para sua canonização, que, segundo meios de comunicação italianos, pode ocorrer no fim de 2013.


[SAIBAMAIS]Até agora não se sabe o nome e o lugar onde foi realizado o milagre por intercessão do pontífice polonês. O processo canônico para que uma pessoa seja proclamada santa requer o reconhecimento por parte de uma equipe de médicos, baseados em exames clínicos, de um milagre para a beatificação e de um segundo para a canonização. Karol Wojtyla pode ser canonizado depois de outubro, no fim do "Ano da Fé", proclamado por seu sucessor Bento XVI.

A canonização de João Paulo II, que ocupou o trono de Pedro por 27 anos, responde ao pedido da multidão que durante seu funeral gritava para que fosse proclamado santo imediatamente. Seu sucessor, Bento XVI, autorizou rapidamente a análise de suas virtudes e de sua obra para que fosse declarado beato, primeiro passo para chegar a alcançar a glória dos altares. Segundo fontes religiosas, o papa Francisco deseja proclamar santos em uma única cerimônia João Paulo II e João XXIII, a quem considera um "modelo de santidade" por sua simplicidade e bondade, mas que surpreendeu o mundo na década de 60 ao convocar um concílio para reformar e modernizar a Igreja.