Jornal Correio Braziliense

Mundo

Turquia denuncia lobby judeu nas manifestações contra o regime islâmico

O vice-primeiro-ministro também criticou a imprensa internacional e as 'forças estrangeiras', as quais não identificou, por terem participado na desestabilização da Turquia

Ancara - O vice-primeiro-ministro turco Besir Atalay acusou a "diáspora judia" de ter participado na organização das manifestações contra o regime islâmico conservador turco. "Os incidentes do parque Gezi (em Istambul) foram orquestrados pela diáspora judia", afirmou Atalay, citado pelo jornal Hürriyet.

[SAIBAMAIS]Atalay também criticou a imprensa internacional e as ;forças estrangeiras;, as quais não identificou, por terem participado na desestabilização da Turquia. "A Turquia já não é o que era", enfatizou. "Todo mundo está a par do que acontece", acrescentou. Nas últimas semanas, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan acusou um "lobby financeiro" ou um "lobby das taxas de juros" de terem se aproveitado do movimento popular na Turquia, um país emergente e destino de capitais estrangeiros.

As declarações de Atalay foram feitas no momento em que a Turquia negocia com Israel a indenização de nove turcos vítimas de um ataque israelense em maio de 2010, quando um navio tentava furar o bloqueio marítimo imposto pelo estado hebraico à Gaza. Em março deste ano, o premier israelense, Benjamin Netanyahu, pediu desculpas às autoridades turcas pelo incidente, que estremeceu profundamente as relações entre os dois países.