Jornal Correio Braziliense

Mundo

Kerry diz que EUA e Rússia não desistem de conferência sobre Síria

No entanto, esta conferência, chamada de Genebra 2, que deveria inicialmente ser convocada para junho, será adiada novamente

Bandar Seri Begawan - O secretário americano de Estado, John Kerry, afirmou nesta terça-feira (2/7) que os Estados Unidos e a Rússia não desistem de uma conferência internacional sobre a Síria, mas que ela precisa ser realizada depois de agosto. Estados Unidos e Rússia "consideram que a conferência deve ocorrer o quanto antes", declarou depois de se reunir com seu colega russo Serguei Lavrov, à margem de uma reunião de países da Ásia-Pacífico em Brunei.



[SAIBAMAIS]Mas os dois países estão em desacordo em vários pontos, entre eles no desejo da Rússia de que o Irã participe das negociações. Rússia e Irã são os principais apoios ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad. John Kerry reiterou o acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre uma transição política com a formação de um governo composto ao mesmo tempo por membros do regime e da oposição. "Estamos firmes, mais que firmes na disposição (de continuar) o processo de Genebra", afirmou.

Em junho de 2012, a primeira conferência de Genebra reuniu chefes da diplomacia dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, China, Rússia, França e Grã-Bretanha), representantes de Iraque, Kuwait, Qatar, Turquia e autoridades da ONU e da União Europeia. Desde que começou, em março de 2011, o conflito na Síria deixou mais de 100.000 mortos.