Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo pede que chilenos votem nas primárias deste domingo

Nas eleições municipais de outubro passado, as primeiras realizadas sem voto obrigatório, foi registrada uma abstenção de 60%, segundo dados oficiais

Santiago - O governo convocou neste sábado (29/6) os chilenos a irem às urnas nas eleições primárias deste domingo, nas quais as principais forças políticas do país elegerão seus candidatos para as presidenciais de novembro. "Convido a todos os eleitores habilitados a votar que sejam parte ativa desta eleição, e que não deixem que outros decidam por eles. Estas primárias são inéditas em nossa história republicana", afirmou a ministra porta-voz do Governo, Cecilia Pérez.

Leia mais notícias em Mundo


A convocação acontece em meio à incerteza quanto à adesão de eleitores atraídos por esta votação, para a qual estão habilitados 13 milhões de votantes - dos 16,5 milhões de habitantes do país - depois de instaurado o voto voluntário em 2012.

Nas eleições municipais de outubro passado, as primeiras realizadas sem voto obrigatório, foi registrada uma abstenção de 60%, segundo dados oficiais.

Nestas primárias, a ex-presidente Michelle Bachelet parte como favorita para converter-se na candidata presidencial da coalizão de partidos de centro-esquerda, enquanto que a centro-direita (no poder) terá os candidatos Pablo Longueira e Andrés Allamand se disputam a vaga.

Os vencedores das primárias serão candidatos de suas respectivas coalizões nas eleições nacionais de 17 de novembro.