Jornal Correio Braziliense

Mundo

Emir do Catar, Hamad ben Khalifa, cederá poder ao filho Tamim ben Hamad

Nos três últimos anos o emir começou o processo de transição, confiando responsabilidades na área militar a seu filho



O príncipe Tamin, nascido em 1980, é o segundo filho do emir com sua segunda esposa, Mozah. Tamin é subcomandante das Forças Armadas e presidente do Comitê Olímpico Internacional Local, que será o responsável pela organização da Copa do Mundo de 2022. Nos três últimos anos o emir começou o processo de transição, confiando responsabilidades na área militar a seu filho. De qualquer maneira, o emir "continuará a ter um papel de influência no governo, com foco nos investimentos do Catar no exterior", segundo um diplomata.

O emir transformou o reino árabe em uma potência política e econômica com bilhões em investimentos em todo o mundo. Este pequeno Estado do Golfo Pérsico possui a terceira maior reserva de gás natural e produz 77 milhões de toneladas de gás por ano. Tamin, de 33 anos, foi escolhido como herdeiro há dez e atualmente também é diretor da Autoridade Catari de Investimentos, o fundo soberano do país.

Originalmente, o herdeiro ao trono era o outro filho de Hamad, o xeque Jassem, um ano mais velho do que Tamin, mas que abdicou do cargo. Educado nas mais seletas academias militares da Grã-Bretanha, o príncipe herdeiro é fanático por esportes, tem duas esposas e seis filhos.