Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixará nas mãos da família de Nelson Mandela a decisão sobre uma eventual visita ao líder sul-africano doente, durante a viagem que fará à África do Sul na próxima semana, informou um assessor da presidência nesta sexta-feira.
Um encontro entre os primeiros presidentes negros de seus respectivos países era previsto com entusiasmo, mas o estado de saúde de Mandela, 94 anos, agora provoca dúvidas sobre o evento.
"Vamos respeitar a família de Mandela sobre qualquer contato do presidente com o líder sul-africano", disse o assessor de Segurança Nacional Ben Rhodes.
"Definitivamente, queremos o melhor para a saúde e a tranquilidade de Mandela e sua família", disse Rhodes. Obama visitará Johannesburgo e Cidade do Cabo na próxima semana, mas também fará uma escala na Ilha Robben, onde Mandela esteve preso.
Obama conheceu Mandela logo após ser eleito senador, em 2005, durante visita do ex-presidente sul-africano a Washington. Os dois líderes conversaram por telefone em muitas ocasiões.