O exército ativou o Plano DN-III, destinado à prevenção de desastres naturais, e enviou 34.250 efetivos em coordenação com os de proteção civil para a instalação de refúgios temporários em todo o estado, onde nesta quinta-feira foram suspensas as aulas.
A tempestade se desloca a uma velocidade de 7 km/h, com ventos sustentados de 65 km/h e rajadas de 85 km/h, informou o SMN. Em 5 de junho passado, Andrea se tornou a primeira tempestade tropical da temporada no Atlântico.
Para este ano de 2013, o SMN previu a formação de 18 fenômenos no oceano Atlântico que poderiam afetar o território mexicano, uma cifra que considerou "muito superior" à média histórica.
Quanto ao oceano Pacífico, serão formadas nesta temporada 14 tempestades - seis tempestades tropicais, quatro furacões moderados e quatro furacões intensos -, um número ligeiramente acima da média.
Bárbara foi a primeira destas tempestades em virar furacão ao entrar no final de maio na costa do Pacífico mexicano, deixando cerca de 2.000 afetados no sul do país.