Jornal Correio Braziliense

Mundo

Assange diz que ajudará Edward Snowden a obter asilo na Islândia

Sem esclarecer se falou diretamente com o americano o fundador do WikiLeaks declarou estar "em contato com a equipe dos representantes do senhor Snowden"

WASHINGTON - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, afirmou nesta quarta-feira (19/6) que está em contato com representantes de Edward Snowden, responsável pelas revelações dos programas americanos de espionagem das comunicações eletrônicas, para ajudá-lo a obter asilo na Islândia.

Sem esclarecer se falou diretamente com o americano, refugiado desde 20 de maio em Hong Kong, Assange declarou estar "em contato com a equipe dos representantes do senhor Snowden".

"Estamos negociando seu asilo na Islândia", acrescentou.



[SAIBAMAIS] Assange falou durante uma teleconferência de imprensa da embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há um ano. Em 2010, o WikiLeaks divulgou milhares de documentos secretos transmitidos pelo analista americano Bradley Manning.

Ao ser questionado sobre se Snowden, ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, terminaria refugiado na Islândia, Assange se limitou a responder: "Nossas equipes na Islândia têm mantido contato (com os representantes de Snowden) e com o governo islandês".

O governo islandês declarou nesta quarta-feira que mantém "conversas informais" com um representante de Snowden.