Kano, Nigéria - Homens armados mataram 48 pessoas em um ataque a uma localidade do noroeste da Nigéria em represália pela criação de uma milícia privada para lutar contra ladrões de gado, informaram as autoridades locais. "Bandidos armados executaram um ataque na terça-feira (18/6) em Kizara. Ladrões de gado que espalham o terror no estado há algum tempo mataram 48 pessoas", declarou à AFP Ibrahim Birnin-Magaji, porta-voz do governo do estado de Zamfara.
[SAIBAMAIS]Dezenas de homens de moto chegaram ao vilarejo durante a manhã. "Alguns tomaram posição na colina da localidade e atiraram para todos os lados", disse Birnin-Magaji. "Depois foram casa por casa, dizendo que procuravam membros de uma milícia local que havia provocado problemas", segundo o porta-voz.
O líder do vilarejo, o imã e o chefe da milícia morreram no ataque. A polícia de Keta, uma localidade vizinha, tentou prender os criminosos, mas não foram capazes de enfrentar o poder de fogo e foram obrigados a recuar, de acordo com Birnin-Magaji. O estado de Zamfara, na região noroeste da Nigéria, já registrou outros eventos similares.
Os vilarejos criam milícias para defender os habitantes dos ladrões de gado e de outros grupos criminosos, que geralmente executam represálias. Nada permite estabelecer um vínculo entre este ataque e o Boko Haram, grupo insurgente que luta no nordeste da Nigéria.