Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente eleito iraniano deseja nova relação do Irã com o mundo

Hassan Rohani foi enfático em afirmar que seu país não abandonará o programa de enriquecimento de urânio e que as sanções contra o Irã são injustas e injustificadas



Candidato dos campos reformistas, o moderado Hassan Rohani surpreendeu ao vencer no primeiro turno a eleição presidencial no Irã, superando com ampla vantagem seus rivais conservadores. A vitória de Rohani marca o fim de oito anos de poder conservador.

[SAIBAMAIS]De acordo com resultados definitivos, Rohani, de 64 anos, obteve 18,6 milhões de votos (50,68%), e ficou à frente do prefeito conservador de Teerã, Mohammad Bagher Ghalibaf, que recebeu 6,07 milhões de votos, e do chefe dos negociadores na questão nuclear, Said Jalili, com 3,17 milhões, que era apoiado pela ala dura do regime.

Após uma campanha morna, este aliado do ex-presidente moderado Akbar Hashemi Rafsanjani, foi beneficiado pela desistência do candidato reformista Mohammad Reza Aref e recebeu o apoio na terça-feira do líder dos reformistas, Mohammad Khatami.

Contudo, a vitória do candidato apoiado pelos campos moderado e reformista não significa uma guinada na política da República Islâmica em temas estratégicos como o nuclear ou as relações internacionais, que estão sob a autoridade direta do guia supremo Ali Khamenei.