Jornal Correio Braziliense

Mundo

Capacete azul morre em bombardeio contra base da ONU em Sudão

Um capacete azul da ONU foi morto e outros dois ficaram feridos.Os rebeldes combatem as forças sudanesas nesse estado há dois anos

Nova York - Um capacete azul foi morto e dois outros ficaram feridos nesta sexta-feira (14/6) durante um bombardeio contra a base da ONU no estado de Kordofan do Sul, no Sudão, indicou um porta-voz das Nações Unidas. "Duas bombas atingiram a base logística das forças de paz em Kadugli, no estado de Kordofan do Sul, Sudão. Um capacete azul da ONU foi morto e outros dois ficaram feridos. Condenamos nos termos mais fortes possíveis o bombardeio", disse o porta-voz Lieran Dwyer.

[SAIBAMAIS]Os rebeldes combatem as forças sudanesas nesse estado há dois anos e a ONU diz que há uma grande crise humanitária no local. A ONU não foi capaz de confirmar os autores do ataque. Mas tem havido confrontos entre rebeldes e as forças governamentais em todo Kadugli nas últimas semanas.



A ONU não tem acesso a grande parte do estado de Kordofan do Sul, mas utiliza Kadugli como base de apoio para a sua missão de paz na cidade vizinha de Abyei, uma área disputada por Sudão e Sudão do Sul. Sudão acusa o governo do Sudão do Sul de apoiar os rebeldes no Kordofan do Sul e as tensões entre os dois tem aumentado nas últimas semanas.