Jornal Correio Braziliense

Mundo

Diários de confidente de Hitler são achados nos Estados Unidos

Os diários haviam sido recolhidos por Robert Kempner, um advogado alemão que participou do julgamento dos criminosos de guerra em Nuremberg



Os diários haviam sido recolhidos por Robert Kempner, um advogado alemão que participou do julgamento dos criminosos de guerra em Nuremberg, ao final da Segunda Guerra Mundial. Kempner foi morar nos Estados Unidos e os manteve consigo até morrer em 1993.

Desde então, e até novembro de 2012, os escritos ficaram desaparecidos.

O conteúdo do documento deve proporcionar novos dados sobre as reuniões e discussões entre Rosenberg e outros funcionários do regime nazista, como Hermann G;ring, comandante da Força Aérea alemã, e Heinrich Himmler, o teórico da "Solução Final", responsável pela execução de seis milhões de pessoas.

Rosenberg nasceu em 12 de janeiro de 1893 e foi enforcado em 16 de outubro de 1946. Curiosamente, G;ring, que nasceu no mesmo dia que Rosenberg, suicidou-se um dia antes da morte do colega.

Acredita-se que Rosenberg, uma figura importante no desenvolvimento das ideias sobre a superioridade da "raça ariana", introduziu a G;ring essas teorias, surgidas em um discurso de Hitler no início dos anos 1920.