Istambul - Uma troca de tiros foi registrada nesta quinta-feira (13/6) entre uma patrulha do Exército turco e um grupo de cerca de 500 contrabandistas que tentava entrar na Turquia a partir da Síria, indicou o Estado-Maior turco. O grupo, que tentava contrabandear óleo para Turquia, foi surpreendido perto do posto militar de Bükülmez, na província de Hatay (sul), por uma patrulha que circulava em um veículo blindado, explicou o Estado-Maior em um comunicado publicado em seu site.
[SAIBAMAIS]"Os suspeitos dispararam cerca de trinta tiros em direção à patrulha com metralhadoras Kalachnikov. A equipe respondeu" ao ataque, acrescentou sem mencionar possíveis vítimas. Incidentes deste tipo aumentaram consideravelmente na fronteira entre Turquia e Síria desde o início do conflito no lado sírio, há mais de dois anos.
No início de maio, um policial morreu após um enfrentamento semelhante com sírios que tentavam entrar na Turquia, perto de Sanliurfa (sudeste). A queda na Turquia de morteiros disparados a partir do território sírio causou ataques em represália. Um desses morteiros matou cinco civis turcos em outubro na cidade fronteiriça de Akçakale (sudeste).