Jornal Correio Braziliense

Mundo

China e EUA afinam discurso sobre Coreia do Norte e ataques cibernéticos

O programa de armamento nuclear do país é considerado "inaceitável"

Rancho Mirage - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, chegaram a um acordo sobre como abordar o tema nuclear da Coreia do Norte, ao mesmo tempo em que Pequim "reconheceu" as preocupações de Washington em matéria de segurança cibernética, disse neste sábado um alto funcionário americano.

Obama e Xi estão "totalmente de acordo" no objetivo da "desnuclearização da península coreana" e no fato de que o programa de armamento nuclear de Pyongyang é "inaceitável", disse o assessor em temas de segurança de Obama, Tom Donilon, em uma entrevista coletiva em Rancho Mirage.

Xi "reconheceu" também a preocupação de Washington sobre a cibersegurança. Segundo Obama, se esse problema continuar, pode resultar em um obstáculo para as relações bilaterais, acrescentou.



A série de ataques cibernéticos contra os EUA por parte da China seria "incoerente com a maneira como pensamos em construir uma relação" com Pequim, acrescentou o conselheiro de segurança nacional, na entrevista ao término da reunião entre os presidentes.