Teerã - A imprensa do Irã elogiou neste sábado o intenso debate exibido pela televisão na sexta-feira entre candidatos à presidência e destacou as duras trocas de palavras sobre temas como a política nuclear ou a liberdade política. "As diferencias entre os candidatos se tornou clara. O segmento final da disputa começou", afirma o jornal econômico Donya-e Eqtesad.
O jornal reformista Arman elogiou as discussões e afirmou que permitiu "mostrar as diferenças". Os oito homens que disputam a presidência do Irã protagonizaram um debate intenso sobre a forma de negociar o programa nuclear com os países ocidentais, incluindo uma crítica o desempenho do atual negociador iraniano, Saeed Jalili, que também é candidato na votação de 14 de junho.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]O analista Sadegh Zibakalam, do jornal reformista Etemad, destacou: "Gostaria de poder escrever que o vencedor do debate foi (o moderado) Hassan Rowhani ou (o reformista) Mohamed Reza Aref, mas é necessário dizer que (o conservador) Ali Akbar Velayati foi o vencedor real".
Para Zibakalam, Velayati "de um lado defendeu a política externa de (o ex-presidente Akbar) Hashemi Rafsanjani e, por outro, criticou abertamente a atitude de Jalili nas negociações nucleares".
"Ninguém pode acusar Velayati de não estar informado ou de ser ligado ao Ocidente, ou de não ser parte do campo conservador", concluiu. Para o jornal Bahar, "os reformistas (Rowhani e Aref) mostraram sua unidade, enquanto os conservadores mostraram suas diferenças". Os principais jornais iranianos afirmaram que vários candidatos pediram um quarto e último debate antes das eleições.