Cabul - Um soldado afegão matou três americanos - dois soldados e um civil - antes de ser morto, após uma briga neste sábado no leste do Afeganistão. O governo da província de Paktika, local dos crimes, explicou que os assassinatos aconteceram após uma disputa entre o soldado afegão e um soldado americano no distrito de Khair Kot.
O afegão abriu fogo contra os americanos e matou três deles, além de ter deixado outros três feridos, antes de ser morto. "Segundo as primeiras informações, as mortes aconteceram depois de uma disputa e o soldado (afegão) não tinha nenhuma relação com a oposição (os talibãs)", afirma um comunicado oficial.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]Mais cedo, a Isaf, força da Otan no Afeganistão, anunciou o ataque, mas sem revelar a nacionalidade das vítimas ou outros detalhes. "Três membros da Isaf morreram quando um homem com uniforme do exército afegão abriu fogo", afirmou um porta-voz da Isaf.
A Isaf informou depois que uma das vítimas era um civil. Também neste sábado, um soldado italiano morreu e três ficaram feridos em um ataque contra o veículo no qual viajavam na região oeste do Afeganistão.
Os talibãs, expulsos do poder em 2001 pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, executam uma rebelião contra o governo de Cabul e as tropas da Otan.
A "ofensiva de primavera" da insurgência talibã começou em abril. Os insurgentes advertiram para atentados suicidas e ataques executados por soldados afegãos contra as tropas da Otan para causar o maior número possível de vítimas.