Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente da China acredita que a América Latina entra em 'época de ouro'

Xi Jinping disse que deseja aprofundar os vínculos comerciais de seu país com a região, durante um discurso no Senado mexicano em sua visita de Estado


Cidade do México - O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que a América Latina está entrando em uma nova "época de ouro" e que deseja aprofundar os vínculos comerciais de seu país com a região, durante um discurso no Senado mexicano em sua visita de Estado.

"O novo contato com este continente, cheio de dinamismo e esperança, reforça minha percepção de que a América Latina possui condições inigualáveis a favor de seu desenvolvimento. As mesmas que estão se traduzindo em outra época de ouro da América Latina em seu desenvolvimento", afirmou o presidente chinês em seu segundo e penúltimo dia da visita ao México.

Pequim estimulou, nos últimos anos, uma ativa política comercial e de investimentos na América Latina para garantir o fornecimento das matérias-primas necessárias a seu rápido crescimento e ganhar influência geopolítica frente aos Estados Unidos.

Até 2016, a China superará a União Europeia como segundo maior mercado para as exportações da América Latina, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Segundo Xi, a China "investirá mais de 500 bilhões de dólares nos próximos cinco anos no exterior", antecipou o presidente.

Em sua visita ao México, a segunda economia da região após o Brasil, Xi entrou em acordo com seu homólogo Enrique Peña Nieto para ampliar a relação bilateral a uma associação estratégica integral.



Nessa nova fase das relações, Xi pediu um acordo para enfrentar desafios comuns e se opor aos obstáculos ao livre comércio mundial.

"É necessário repudiar conjuntamente o protecionismo e persistir no diálogo e no acordo para a resolução das questões econômico-comerciais", afirmou o presidente, que entre 7 e 8 de junho se reunirá com o presidente norte-americano, Barack Obama.