Jornal Correio Braziliense

Mundo

Susan Rice será conselheira de Segurança Nacional de Barack Obama

O movimento significa uma mudança no destino de Rice, que se apresentava como possível secretária de Estado no segundo governo do presidente norte-americano

Washington - O presidente americano, Barack Obama, designará a embaixadora na ONU, Susan Rice, como Conselheira de Segurança Nacional a partir de julho, depois de ter frustrado sua chance de se tornar secretária de Estado após um polêmico incidente em Benghazi. Obama anunciará nesta quarta-feira (5/6) a renúncia em julho de Tom Donilon como Conselheiro de Segurança Nacional, sua substituição por Rice, que, por sua vez, será substituída à frente da legação da ONU por Samantha Power, disse um funcionário do governo.



Donilon esteve no centro de importantes decisões, como a retirada das tropas do Iraque, a saída das forças de combate do Afeganistão no fim do próximo ano, assim como a morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, no Paquistão. Também foi uma figura chave na política em relação à China e viajou recentemente a Pequim para preparar a visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao país.

Rice, que foi vice-secretária de Estado para assuntos africanos no governo de Bill Clinton, é desde a campanha eleitoral de 2008 uma das assessoras mais próximas de Obama em política externa. Samantha Power, por sua vez, foi assistente especial de Obama em assuntos multilaterais e direitos humanos. Antes de entrar no governo, ganhou um Prêmio Pulitzer por um livro focado na política externa americana e o genocídio.