Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chanceler da Venezuela pede encontro com Kerry na OEA

Kerry "conversará de forma breve com o ministro venezuelano das Relações Exteriores", disse o funcionário a bordo do avião oficial do secretário de Estado, acrescentando que a reunião foi um pedido da Venezuela

Guatemala - O secretário americano de Estado, John Kerry, manterá nesta quarta-feira (5/6) um rápido encontro com seu homólogo venezuelano, Elías Jaua, à margem da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Antigua (Guatemala), atendendo a um pedido de Caracas, revelou nesta terça-feira um alto funcionário americano.

Kerry "conversará de forma breve com o ministro venezuelano das Relações Exteriores", disse o funcionário a bordo do avião oficial do secretário de Estado, acrescentando que a reunião foi um pedido da Venezuela.



"Creio que há interesse do secretário em saber se podemos ter a relação positiva e funcional" que os Estados Unidos buscam com a Venezuela, destacou o funcionário. "Espero realmente que estejam prontos para olhar adiante. Não esperamos receber lições; este tipo de atitude não será muito produtiva", advertiu a fonte, acrescentando que os Estados Unidos não deixarão de opinar sobre o estado da democracia na Venezuela.

Caracas e Washington retiraram seus respectivos embaixadores em 2010, após várias desavenças diplomáticas. A OEA realiza em Antigua, a partir desta terça-feira, sua assembleia anual, centrada no combate às drogas. Venezuela é o principal obstáculo diplomático para os Estados Unidos na América Latina desde a presidência do finado Hugo Chávez, mas também é o quarto maior fornecedor de petróleo dos EUA.

O governo venezuelano é criticado nos relatórios sobre tráfico de drogas e liberdade de expressão que o departamento de Estado publica anualmente, o que provoca reações iradas de Caracas.