Madri - Dezesseis pessoas foram detidas nesta terça-feira (4/6) na Espanha durante uma operação da Polícia contra o "clã Polverino", uma poderosa organização da Camorra, a máfia napolitana, suspeita principalmente de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, anunciou a Promotoria anti-corrupção.
Esta operação realizada pela Guarda Civil permitiu "desmantelar a infraestrutura na Espanha do ;clã Polverino;", indicou o promotor em um comunicado, indicando que outras detenções haviam sido efetuadas paralelamente em Nápoles, no sul da Itália, "em coordenação com a Promotoria anti-máfia" dessa cidade.
O chefão do clã, Giuseppe Polverino, já havia sido preso no dia 6 de março de 2012 em Jerez de la Frontera, no sul da Espanha, antes de ser extraditado para a Itália. Segundo a polícia italiana, Giuseppe controlava um império avaliado em um bilhão de euros e uma importante rota de tráfico de drogas entre Espanha e Itália.
Os membros do clã Polverino são acusados na Itália de associação mafiosa, tentativa de homicídio, extorsão, usura, posse ilegal de armas, tráfico de drogas, e de transferência ilegal de recursos ilícitos provenientes de atividades imobiliárias, financeiras e comerciais.