Washington - Frank Lautenberg, o membro mais idoso do Senado dos Estados Unidos, faleceu nesta segunda-feira (3/6) aos 89 anos devido a complicações de uma pneumonia viral, informou seu gabinete. O democrata Lautenberg, o último senador americano a ter participado da Segunda Guerra Mundial, afirmou em fevereiro que não buscaria um novo mandato no próximo ano, levantando uma enorme disputa pelo assento.
O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, descreveu Lautenberg como um "patriota cujo sucesso nos negócios e na política fizeram dele uma grande história de sucesso". "Todo o Senado está triste hoje", afirmou McConnell em um comunicado.
Lautenberg, filho de imigrantes judeus de Rússia e Polônia, se alistou ao exército americano quando tinha 18 anos e esteve na Europa no Corpo de Comunicações. Formou-se na Universidade de Columbia e posteriormente se tornou um bem-sucedido empresário, antes de entrar para a política.
Seu gabinete informou que faleceu às 04h locais (05h de Brasília). Lautenberg deixa a esposa, seis filhos e 13 netos. A corrida para ocupar seu assento de Nova Jersey será uma das mais disputadas em 2014. Um dos favoritos para ocupar esta vaga é o popular e carismático prefeito de Newark, Cory Booker.