Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ex-presidente taiwanês Chen tenta cometer suicídio em penitenciária

Ele teria tentado se enforcar com uma toalha. Os exames médicos revelaram que Chen estava fora de perigo. Os médicos recomendaram tratamento domiciliar, mas o ministério da Justiça alegou que esta opção não existia para os reclusos



[SAIBAMAIS]Os médicos recomendaram tratamento domiciliar, mas o ministério da Justiça alegou que esta opção não existia para os reclusos. Os familiares e partidários acusam o presidente Ma Ying-jeou de negar a possibilidade de liberdade sob fiança por vingança política.

Chen, presidente durante dois mandatos (2000-2008), foi condenado em 2009 a prisão perpétua - pena depois reduzida a 20 anos - por desvio de recursos estatais, lavagem de dinheiro e subornos, em um julgamento no qual sua esposa e seu filho também receberam duras penas.

O presidente, um fervoroso defensor da independência de Taiwan, acusou seu sucessor, partidário de uma aproximação com a China, de organizar uma "caça às bruxas". Taiwan está separado de fato da soberania de Pequim desde o triunfo das tropas comunistas no continente em 1949.