Estes tornados também provocaram enchentes. O aeroporto de Oklahoma City precisou ser evacuado e mais de 170.000 pessoas ficaram sem energia.
A rede de televisão KFOR informou que ocorreram grandes danos nos arredores das cidades de El Reno e Yukon. Esta é a segunda grande emergência provocada pelos tornados nesta região do centro-sul dos Estados Unidos em menos de duas semanas.
Oklahoma City está dentro do chamado "Corredor de Tornados", que se estende da Dakota do Sul ao centro do Texas, uma região particularmente vulnerável a estes fenômenos.
No dia 20 de maio, um tornado de grandes dimensões com ventos de até 320 quilômetros por hora devastou a pequena cidade de Moore, perto de Oklahoma, deixando 24 mortos e 377 feridos e afetando mais de 33.000 pessoas.
Com cerca de 1.200 tornados por ano, os Estados Unidos são o país que mais sofre com a quantidade destes fenômenos no mundo. Os tornados são particularmente frequentes nos estados das grandes planícies - o "tornado alley" - um corredor no centro do país onde as massas de ar frio e quente se encontram.