Jornal Correio Braziliense

Mundo

Acidente nuclear de Fukushima deve custar 30 bilhões de euros ao Japão

A Tokyo Electric Power pedirá mais dinheiro para cobrir o aumento de seus gastos, provocado, entre outras coisas, pelas indenizações das vítimas e pelas obras na central posteriores ao acidente

Tóquio - A empresa que opera a central nuclear de Fukushima solicitará mais dinheiro do que o previsto do Estado japonês, o que elevaria o custo total provisório para os contribuintes do acidente de março de 2011 a 30 bilhões de euros, afirmou nesta sexta-feira (31/5) um jornal japonês. Segundo o jornal Nikkei, a Tokyo Electric Power (Tepco) pedirá mais dinheiro para cobrir o aumento de seus gastos, provocado, entre outras coisas, pelas indenizações das vítimas e pelas obras na central posteriores ao acidente.


[SAIBAMAIS]A Tepco também teria quebrado sem o apoio do Estado. O acidente na central de Fukushima ocorreu no dia 11 de março de 2011, após um terremoto de 9 graus de magnitude seguido por um tsunami. Os 50 reatores do Japão estão localizados à beira do mar e em zonas sísmicas, já que o Japão se localiza em um local de encontro entre quatro placas tectônicas, registrando, consequentemente, 20% dos terremotos de magnitude superior a 6. Além disso, vários reatores, como o de Higashidori, foram construídos perto de falhas que podem estar ativas.