Nova York - Um grupo de alto nível da ONU liderado por Grã-Bretanha, Indonésia e Libéria pediu nesta quinta-feira nas Nações Unidas que a organização estabeleça o objetivo de erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.
O relatório, entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, propõe uma "nova aliança mundial para erradicar a pobreza e transformar as economias, por meio do desenvolvimento sustentável" como metas pós-2015.
"Esse relatório estabelece um mapa claro para erradicar a pobreza extrema até 2030. Precisamos de uma nova aliança mundial para terminar o trabalho dos atuais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", afirma o premier britânico, David Cameron, citado na nota divulgada em Nova York.
[SAIBAMAIS]
O grupo foi criado por Ban Ki-moon e é copresidido por Cameron, pelo presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, e pela presidente liberiana, Ellen Johnson Sirleaf.
Leia mais notícias em Mundo
O "mapa do caminho" para os objetivos pós-2015 promove cinco grandes eixos e foi elaborado depois que o grupo ouviu mais de 5.000 grupos da sociedade civil de 121 países.
mar/tt/dm