Jornal Correio Braziliense

Mundo

Vladimir Putin compara tocha olímpica de Sochi com Kalashnikov

"Não importa o que fabricamos na Rússia, sempre se parece com uma Kalashnikov", brincou Putin

São Petersburgo - O presidente russo, Vladimir Putin, comparou o formato da tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 com um fuzil Kalashnikov, durante sua apresentação em uma cerimônia nesta quinta-feira em São Petersburgo.

"Não importa o que fabricamos na Rússia, sempre se parece com uma Kalashnikov", brincou Putin, segurando a tocha em uma mão.

Logo depois Putin falou no ouvido do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, acompanhando suas palavras com um gesto senelhante ao da manipulação de um fuzil de assalto, segundo as imagens exibidas pela televisão.

[SAIBAMAIS]

O Comitê Olímpico russo apresentou nesta quinta-feira em São Petersburgo os diferentes símbolos dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, entre eles as medalhas que serão concedidas aos atletas.



O fuzil de assalto criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov é uma arma mítica e um símbolo nacional na Rússia, onde os jovens de ambos os sexos aprendiam como manuseá-lo até a queda do regime soviético, em 1991.