Jornal Correio Braziliense

Mundo

David Cameron pede cooperação a líderes de dez paraísos fiscais

Agências tributárias de Reino Unido, Estados Unidos e Austrália anunciaram que estavam investigando uma importante quantidade de material vazado sobre sociedades em paraísos fiscais



"Espero que todos os territórios de ultramar e dependências da Coroa continuem trabalhando em associação com o Reino Unido para assumir a liderança em dois assuntos cruciais: o intercâmbio de informação fiscal e os beneficiários efetivos", continuou. O líder conservador disse respeitar o direito de ser uma jurisdição de baixa tributação, mas acrescentou que o governo britânico deve saber "quem é proprietário e controla realmente cada sociedade".

"Isto está no centro da ambição do G8 no Reino Unido para derrubar os muros do segredo empresarial", insistiu. Cameron enviou a carta aos líderes de Gibraltar, Bermudas, Ilhas Caymã, Ilhas Virgens Britânicas, Anguilla, Montserrat, Ilhas Turcas e Caicos, Jersey, Guernsey e Ilha de Man.

As agências tributárias de Reino Unido, Estados Unidos e Austrália anunciaram neste mês que estavam investigando uma importante quantidade de material vazado sobre sociedades em paraísos fiscais para tentar caçar indivíduos e empresas culpadas de evasão fiscal. "A mensagem é muito simples: se você sonega impostos, vamos buscar você", afirmou na época o ministro britânico das Finanças, George Osborne, em um comunicado.