Ramadi - Vinte e quatro policiais morreram no domingo (19/5) à noite em confrontos na província iraquiana de Al-Anbar, oeste do país, informaram fontes policiais e médicas. Os incidentes aconteceram durante uma tentativa de resgate de policiais que haviam sido sequestrados no sábado (18/5), assim como durante o cerco a duas delegacias executados por homens armados.
Doze policiais que estavam sequestrados morreram na tentativa de resgate e quatro ficaram feridos. Nos ataques às delegacias, homens armados mataram 12 agentes em Al-Anbar. Mohamed Hadi, um dos policiais que estava em cativeiro, disse à AFP que um grupo de homens armados sequestrou vários oficiais no sábado (18) na estrada que liga o Iraque com a Jordânia nesta província de maioria sunita do oeste do país.
[SAIBAMAIS]No domingo (19), um comando conjunto do exército e da polícia tentou libertar os reféns, que estavam retidos em uma zona desértica. Mas durante a operação, confrontos explodiram, segundo o tenente-coronel Majid al-Jlaybaui. Os ataques às delegacias aconteceram na cidade de Haditha, 210 km ao noroeste de Bagdá.
A província de Al-Anbar é um dos núcleos dos protestos contra o governo que os sunitas iniciaram em dezembro, que acusam o primeiro-ministro, o xiita Nuri al-Maliki, de centralizar o poder e as autoridades de utilizar a legislação antiterrorista contra eles.