Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rebeldes sírios tomam quatro localidades alauitas no centro do país

Os moradores abandonaram as localidades no início dos combates

Beirute - Rebeldes sírios, em sua maioria sunitas, tomaram o controle de quatro localidades alauitas - a minoria a qual pertence o presidente Bashar al-Assad - no centro do país, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). A ONG destacou que "os moradores abandonaram as localidades no início dos combates".

Ao mesmo tempo, na área Halbuni, centro de Damasco, as forças de segurança executaram uma operação com detenções e revistas, segundo o OSDH. Na província de Damasco, o exército bombardeou violentamente as localidades de Adar e Moadamiyat al-Sham, uma ação que deixo vários feridos.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Em Yabrud, norte da capital, o exército "destruiu fábricas de bombas e matou terroristas procedentes da Arábia Saudita, Tunísia, Líbia e Afeganistão", segundo a imprensa oficial. Na sexta-feira, a violência deixou 116 mortos no país: 47 rebeldes, 44 civis e 25 soldados.

O regime de Assad, com o apoio da Rússia e do Irã, ganha pontos antes de uma eventual conferência internacional, ante uma rebelião fragmentada politicamente e ofuscada militarmente pelos jihadistas.

As atividades diplomáticas são intensas para tentar acabar com o conflito que já matou mais de 94.000 pessoas em pouco mais de dois anos, segundo o opositor Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres.