Jornal Correio Braziliense

Mundo

Não haverá paz no Oriente Médio sem união palestina, diz premier turco

Recep Tayyip confirmou que planeja visitar a Faixa de Gaza, dominada pelo Hamas, assim como a Cisjordânia

WASHINGTON - A paz no Oriente Médio não será alcançada sem uma reconciliação entre os movimentos palestinos Fatah e Hamas, advertiu nesta sexta-feira (17/5) o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

"O processo de união entre Fatah e Hamas tem que ser alcançado. Se esta reconciliação não for atingida, então não acredito que possa ser alcançada uma solução nas negociações entre israelenses e palestinos", disse Erdogan em um centro de análises em Washington, onde realiza uma visita.



Erdogan se reuniu na quinta-feira (16/5) com o presidente americano, Barack Obama, e confirmou que planeja visitar a Faixa de Gaza, dominada pelo Hamas, assim como a Cisjordânia, apesar da oposição de Washington.

Esta viagem levará Erdogan a se reunir com líderes do Hamas e também com o presidente palestino, Mahmud Abbas. "Esta visita terá um grande significado em termos da paz no Oriente Médio. Espero que esta visita contribua para a união na Palestina", disse na quinta-feira o líder da Turquia em uma coletiva de imprensa conjunta com Obama.

Washington havia pedido a Erdogan que adiasse sua visita à Faixa de Gaza, alegando que seria uma distração nos esforços para retomar um processo de paz no Oriente Médio.